domingo, 26 de julho de 2009

Frase de camiseta

Luiz de Aquino*

Com esse título, o poeta Marcelo Ferrari cumprimentou-me na manhã. Marcelo é presença diária entre meus e-mails, em mensagens curtas e densas, com a profundidade que o bom poeta sabe medir.
Vejam-no:http://ferrarinanet.blogspot.com.
Pois bem! Desta vez, ele resume tudo dessa forma:
*“Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios,
nem o lábio amargo
Eu não dei por esta mudança,
tão simples, tão certa, tão fácil:
— Em que espelho ficou perdida a minha face?”
Quando leio estes versos da Cecília, vejo alguém derramar em poesia a dor de se ver envelhecendo. E foi num espelho que vi o rosto de Cecília pela primeira vez. Os olhos vazios estavam estampados numa camiseta, ao lado de muitas outras, numa vitrine. Despencando sobre o ombro da sofredora, feito mão amiga, estava a camiseta de Caetano, que dizia:
“Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é.” Comprei e vesti. Desde então fiz da frase um lema. Leme. Uso a camiseta toda vez que estou com pena de mim mesmo. Vesti-la é como pelar a dor. Faz lembrar que é minha delícia.Que só eu tenho o privilégio de vesti-la”.*
O parágrafo acima, todo ele, é a mensagem de Marcelo Ferrari.
Lembrei-me: lá pelos idos de 1968, uns raros estudantes brasileiros, retornados de intercâmbio cultural, usavam camisetas com as letras UCLA, de Universidade da Califórnia. Torcíamos narizes: eram alienados, baba-ovos dos imperialistas do Norte, os que bancavam as ditaduras militares da América Latina. Nossas camisetas ostentavam frases em português do Brasil. Mas volto ao texto de Ferrari e recordo o que li, ouvi, aprendi e curti. Noel Rosa escreveu “Pra que mentir?” em 1937 (o ano de sua morte), em parceria com Vadico.
Pra que mentir se tu ainda não tens?
Esse dom de saber iludir??
Pra quê?!
Pra que mentir?
Se não há necessidade de me trair?
Pra que mentir, se tu ainda não tens?
A malícia de toda mulher??
Pra que mentir? se eu sei que gostas de outro ?
Que te diz que não te quer?
Pra que mentir?
Tanto assim ?
Se tu sabes que eu já sei ?
Que tu não gostas de mim?!?
Se tu sabes que eu te quero ?
Apesar de ser traído?
Pelo teu ódio sincero ?
Ou por teu amor fingido?!
Em 1982, Caetano respondeu-lhe com “Dom de Iludir”:
Não me venha falar?
Na malícia de toda mulher
Cada um sabe a dor?
E a delícia?
De ser o que é... ??
Não me olhe?
Como se a polícia?
Andasse atrás de mim ?
Cale a boca?
E não cale na boca?
Notícia ruim... ??
Você sabe explicar ?
Você sabe?
Entender tudo bem ?
Você está ?
Você é ?
Você faz ?
Você quer /?
Você tem... ??
Você diz a verdade?
A verdade é o seu dom?
De iludir ?
Como pode querer?
Que a mulher?
Vá viver sem mentir.”
Em suma: temos à nossa disposição centenas de milhares de belos versos para enfeitar camisetas, mas o que se vê nas lojas são expressões na língua dos imperialistas. Se eu fosse usar alguma camiseta com inscrição no idioma deles, a frase só poderia ser uma, trazida dos meus verdes anos:
“Yankees, go home”.
*Luiz de Aquino é jornalista e escritor, membro da Academia Goiana de Letras e escreve aos domingos neste espaço (poetaluizdeaquino@gmail.com)
http://www.dm.com.br/materias/show/t/frase_de_camiseta -26/07/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário