quarta-feira, 17 de junho de 2009

O peso de ser GOOGLE

Vint Cerf*
Devemos alertar as pessoas de que,
se elas abusarem (da web), haverá consequências
– comentou em entrevista concedida ao Correio Braziliense
durante sua mais recente viagem ao Brasil,
na qual falou sobre o que pensa da internet atual e
dos novos projetos da companhia,
como o Wave, além de fazer o que mais sabe:
previsões para o futuro da web.
Pergunta – O Google tem 64% das buscas feitas na internet. Mas a concorrência começa a mostrar novidades. Há lugar para muitos competidores nesse setor?
Vint Cerf – Acho que sim. Na verdade, isso é bom para o usuário, significa que há competição constante para lhe proporcionar os melhores serviços. Vemos isso como motivação para oferecermos mais pesquisas de qualidade. E acredito que a razão pela qual as pessoas são atraídas para o Google é que nossa ferramenta faz um trabalho melhor, dirigindo-as para as informações que elas procuram.
Pergunta – O que o senhor achou do Bing, a nova investida da Microsoft no setor de buscas?
Cerf – Acho que eles reconheceram o valor do serviço de buscas e entendo a motivação de tentar entrar nesse setor. A verdadeira questão é como o usuário vai reagir ao serviço. Se ele se tornar efetivo para um grupo significativo de pessoas, elas vão usá-lo. Sabemos a importância de construir ferramentas de busca que sejam efetivas ao usuário.
Pergunta – Quais as expectativas em relação ao Wave, considerado o e-mail do futuro?
Cerf – O Wave é uma dramática integração de diferentes maneiras de se comunicar. Acreditamos que será poderoso para a colaboração, além de eliminar a separação entre mensagem instantânea, e-mail, blog e outros meios de interação. Hoje, usamos várias aplicações para fazer diferentes coisas e o Wave diz: “Bem, estou pensando em juntar tudo isso”.
Pergunta – O Google Chrome atingiu as expectativas?
Cerf – O Chrome é muito popular porque é código aberto. Outras pessoas podem acrescentar novas ideias. Isso é parte da filosofia do Google. Não achamos que toda a criatividade do mundo está no Google. Ela está em todos os lugares. Queremos tornar possível para as pessoas contribuírem com suas ideias. Esperamos que o Chrome também aprimore a segurança no uso da internet, porque o browser é a ponte pela qual vírus e worms chegam ao PC. O Chrome tenta se defender mais fortemente do que quaisquer outros navegadores. Ainda não tive muita chance de usá-lo, porque não há versão para Macintosh – e sou um usuário do Mac. Fico cobrando toda semana: cadê minha versão para Mac?
Pergunta – Que novidades da internet chamam a sua atenção?
Cerf – As coisas mais excitantes são os celulares, que se tornaram parte do ambiente da internet. A segunda são as ferramentas. Estão se tornando parte da rede e, quando isso acontece, também se tornam parte de nosso ambiente de informação. É algo extremamente rico, e há muito mais coisas chegando.
Pergunta – O que senhor acha da febre de redes sociais?
Cerf – Acho muito ruim o fato de você entrar no Orkut e não poder se comunicar com alguém que esteja em outra rede social. Estão todos separados. O Wave é uma tentativa de tornar as coisas mais próximas.
*Vint Cerf, VICE-PRESIDENTE MUNDIAL DO GOOGLE -Conhecido como o “pai da internet” pela sua participação na criação do TCP/IP, o protocolo que é a base da rede, o vice-presidente do Google, Vint Cerf, se preocupa com o crescimento saudável do filho .
Postado em ZH, 17/06/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário