quarta-feira, 12 de novembro de 2008

PERVERSIDADES MÍSTICAS

O discurso místico alimenta-se de desvios, conversões, margens, anormalidades. O que ele busca captar, sua maneira perverter o corpo, é da ordem do indizível – mas também do essencial.
(...) Os relatos hagiográficos do imaginário cristão são povoados por personagens femininos que, após haverem “se casado” com o Cristo, entregam-se, no recôndito de suas celas, a uma busca tanto mais depurada do êxtase na medida em que esta não passa do avesso de um temível programa de extermínio dos corpos.
Marguerite Marie Alacoque (1647-90), visitandina francesa conhecida por seus grandes êxtases místicos vividos sobretudo no convento de Paray-le-Monial - dizia-se tão suscetível que a visão da menor impureza sobressaltava-lhe o coração. Porém, quando Jesus chamou-a à ordem, ela só conseguiu limpar o vômito de uma doente transformando-o em sua comida. Mais tarde, sorveu as matérias fecais de uma disentérica declarando que aquele contato bucal suscitava nela uma visão de Cristo mantendo-a com a boca colada em sua chaga: “ Se eu tivesse mil corpos, mil amores, mil vidas, os imolaria para lhe ser submissa.”
Catarina de Siena (1347-80 – após ter se rebelado contra a família, ingressou na religião nas irmãs penitentes de São Domingo. Cultivou os êxtases e as mortifiações e foi canonizada em 1461) afirmou um dia não ter comido nada tão delicioso quanto o pus dos seios de uma cancerosa. E ouviu então Jesus lhe falar:
Minha bem-amada, travaste por mim grande combate e, com a minha ajuda, saíste vitoriosa. Nunca me foste mais querida e mais agradável... . Não apenas desprezaste os prazeres sensuais, como venceste a natureza bebendo com alegria, por amor a mim, uma horrível beberagem. Pois bem, uma vez que praticaste uma ação acima da natureza, quero oferecer-te um licor acima da natureza. (Gilles Tétard, Des saints coprophages,p.355)”
Numa época em que a medicina não tratava nem curava, e em que a vida e a morte pertenciam a Deus, as práticas de emporcalhamento, autodestruição, flagelação ou ascetismo – que mais tarde são identificadas como perversões – não eram senão diferentes maneiras de os místicos identificarem-se com a paixão de Cristo.
Liduína de Schiedam (1380-1433 – mística holandesa, viveu grabatária e foi canonizada em 1890 pelo papa Leão XIII) quando seu pai quis casá-la, Liduína explicou que preferia tornar-se feia a sofrer tal destino. Dessa forma, a partir dos 15 anos de idade, horrorizada com a perspectiva de um ato sexual e após ter sido vítima de uma queda num rio congelado, soçobrou na doença. Uma vez que Deus não pode apegar-se senão a carnes imundas, ela desejava, dizia, obedecer a esse senhor e servir seu ideal, tornando-se carrasco de si mesma ao substituir o encanto de seu belo rosto pelo horror de uma face escalavrada. Então, durante 38 anos, levou a vida e uma grabatária, impondo a seu corpo terríveis sofrimentos: gangrena, epilepsia, peste, fratura dos membros. (...) Como Jó, viveu numa tábua coberta de esterco, amarrada a uma correia de crina que fazia de sua pele uma chaga purulenta.
Depois de apontada como suspeita de heresia, em virtude de sua resistência à morte, Liduína foi marcada por estigmas; de suas mãos emanava os cheiro dos arômatas da Índia e das especiarias do Levante. Magistrados, sacerdotes ou pacientes incuráveis atiravam-se a seus pés para receberem sua graça.
(ROUDINESCO, Elisabeth. A parte obscura de nós mesmos – Uma história dos perversos. Zahar,Rj, 2008, PP.24-28)

Nenhum comentário:

Postar um comentário