segunda-feira, 17 de novembro de 2008

A BUSCA DO CAMINHO INTERIOR


Maria Clara Bingemer
teóloga e professora da PUC

Aproxima-se o fim do ano e com ele a agitação, o trânsito enlouquecedor, o consumo frenético, a gincana de jantar em jantar, de amigo oculto a amigo oculto e as tensões não tão ocultas. Talvez por já estar abrumada pelo cansaço que significa esta época do calendário ou por desejar, como a cada ano, que ela aconteça diferentemente, é que tenha me impressionado tanto a entrevista que li do padre Adolfo Nicolás.

Padre Adolfo Nicolás é o novo superior geral dos jesuítas, eleito em janeiro deste ano. Espanhol de nascimento, a missão o levou a passar quase toda a sua vida na Ásia. Na entrevista coletiva que concedeu em Barcelona, Adolfo Nicolás falou sobre muitos assuntos: o compromisso social, a laicidade etc. Mas, ao ser interrogado sobre as prioridades da Companhia de Jesus, citou com destaque a que denominou "caminho interior". Chamou-me a atenção ler esta expressão, porque senti que coincide e converge com o desejo e a busca de muitas pessoas e grupos hoje em dia na sociedade e na Igreja.

A questão social, da justiça e dos direitos humanos é algo que não tem volta atrás, no horizonte da humanidade. Por outro lado, não é menos verdade que cada vez cresce mais a busca espiritual, a sede de verdade, de transcendência e de conhecimento interior. A isso parece referir-se Adolfo Nicolás quando diz que hoje se constata "uma fadiga da caridade" e, para isso, as soluções externas ajudam pouco. Há um nível de profundidade dos anseios humanos ao qual só o caminho interior, que leva às fontes da verdadeira energia, consegue responder.
O que o padre Nicolás chama de "caminho interior", grandes figuras espirituais da História têm dado outros nomes. Henri le Saux, monge beneditino da Bretanha, que se tornou a mais importante ponte entre cristianismo e hinduísmo, falou de "uma subida ao fundo do coração". A subida levou le Saux à experiência da união com Deus. Thomas Merton, o grande trapista norte-americano, aterrissou na vida contemplativa depois de uma juventude desorientada e frívola. Desde então, a partir das quatro paredes de sua cela, descobria o "ponto virgem" de sua liberdade como estado-madrugada, que o abria para os outros e para o mundo, e o fez compartilhar todas as lutas e dores do seu tempo.

Teresa de Ahumada, a mística de Ávila, caminhava de morada em morada até chegar à sétima, a da união com Deus. Séculos mais tarde, outra carmelita, judia de nascimento e tradição, Edith Stein, entraria na sétima morada travestida em câmara de gás em Auschwitz, dando a vida em redenção por seu povo. Na mesma época, Etty Hillesum, judia holandesa de 28 anos, cativada por Deus em um encontro amoroso e profundo, caminhava ao encontro do sentido de sua vida apresentando-se voluntariamente ao campo de concentração de Westerbok, a fim de "ajudar a Deus e salvar seu povo" e ser "um bálsamo derramado sobre tantas feridas". Bem perto, na França, Simone Weil, agnóstica, militante sindical, operária fabril e filósofa, caminhava em busca da verdade até experimentar algo de extraordinário: "Cristo em pessoa desceu e me tomou".

A lista poderia ser muito longa. Por isso convém ficar por aqui. Diante dos imensos problemas que o mundo vive, as soluções externas devem ser buscadas, mas pouca esperança trazem se não forem ungidas pela simultaneidade do "caminho interior". É preciso encetá-lo. Ninguém o fará por nós. Pois uma das características constitutivas desse caminho é ser original e irrepetível para cada um e cada uma. Cada pessoa tem que descobri-lo e trilhá-lo a fim de encontrar o sentido de sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário